Santa Catarina quer virar referência em beneficiamento de lixo
Foi com o objetivo de fortalecer a ideia de criar um polo de indústrias verdes em Santa Catarina, e virar um Estado referência em beneficiamento de lixo e dejetos, que o governador Luiz Henrique e comitiva visitaram uma empresa do setor e uma propriedade criadora de suínos e aves, na região de Nö, na Áustria. Para o governador, pensar no problema do lixo é pensar no futuro. “O lixo é uma riqueza que o Brasil não sabe aproveitar. Por isso buscamos um modelo para que possamos reaproveitá-lo de alguma maneira”, afirmou Luiz Henrique.
O primeiro local visitado faz o processamento do lixo orgânico de uma região com 80 mil habitantes. Cada cidadão paga uma taxa anual de 68 euros e o lixo orgânico é recolhido uma vez por semana. Todo o lixo é processado e vira adubo, que é comercializado entre 20 e 30 euros o metro cúbico para Agricultura e outras áreas.
Já a propriedade criadora de suínos e aves utiliza dejetos desses animais para a fabricação do biogás, que serve como fonte de energia. Na última segunda-feira (19), o governador e comitiva já haviam feito contato com empresas que apresentaram as possibilidades de reaproveitamento do lixo.



